Informações sobre a cidade

Chozodia, ruínas da antiga civilização

Chozodia - Templo do Guerreiro Chozo Bem vindo à principal cidade da civilização Chozo. Este site é uma fonte não-oficial de informações sobre a franquia de jogos Metroid da Nintendo.

O projeto foi idealizado em 2012, mas o pré-projeto se prolongou por meses. Em 19 de Dezembro de 2013 o projeto foi re-escrito. Em 9 de Fevereiro de 2014, Chozodia.com.br foi fundado. Seu desenvolvimento decorreu com a fase de design da marca, escolha do layout e das cores, inspiradas no mapa da cidade no jogo Metroid - Zero Mision. Em seguida, a escolha das tecnologias que seriam utilizadas para a construção.

A primeira fase do projeto foi o lançamento do site em sua estrutura básica, e incompleto, em 6 de Agosto de 2014, honrosa data de aniversário de 28 anos do primeiro jogo da franquia.

A versão beta do site foi lançada em 9 de Fevereiro de 2015, data de aniversário de 11 anos do remake Metroid - Zero Mission que inspirou os fundadores.

O que o visitante encontrará no site?

Chozodia é um dos poucos sites brasileiros que abordam assuntos sobre a franquia Metroid na Internet. A meta é ser a principal fonte brasileira de informações sobre os jogos. E para que isso aconteça, o site foi organizado em seções. Na seção de jogos, os títulos são apresentados aos usuários em suas respectivas páginas que contêm uma sinopse, as informações sobre a produção e desenvolvimento. Em antologia, foram organizados a história em ordem cronológica, os dados sobre os personagens e os seres vivos encontrados, os planetas e seus respectivos atlas e tecnologias. Na página de mídia, é organizado para mostrar o trabalho dos fãs espalhados pelo país (ou pelo mundo) que dedicam parte do seu tempo para fazer suas homenagens através de composições musicais, produção de vídeos e de jogatina assistida, artes gráficas e cosplays.

As páginas de cada jogo, contêm subseções de antologia sumarizando as informações dos personagens, criaturas, mapas e as tecnologias encontradas respectivamente.

Aproveite, conheça, contribua, opine, critique e sempre visite o site.

Um breve histórico

Após ouvir o podcast 99Vidas, programa 64, sobre Super Metroid, Hallison Batista, fã dos jogos desde 1995, decidiu dedicar uma parte de seu tempo para conhecer mais sobre a história que envolve toda a cronologia das aventuras de Samus Aran como a caçadora de recompensas da Federação Galáctica e protetora da galáxia, segundo seus tutores chozodianos. A primeira dificuldade foi encontrar informações em português. Grande parte dos sites são norte-americanos (estadunidenses) e pouco conteúdo havia no idioma brasileiro. Ao jogar Metroid - Zero Mission, conheceu a cidade de Chozodia. Ao finalizar, decidiu que deveria homenagear aquela experiência através de um site brasileiro.

As tecnologias do site

Os textos foram escritos em Markdown e os layouts em HTML, CSS e JavaScript. Todo o conteúdo é gerado através do construtor de sites Jekyll, framework web Bootstrap e os ícones do projeto FontAwesome.

Sobre a marca e direitos autorais

Chozodia A marca do site foi extraída das paredes do templo Chozo, nos limites de Chozodia. No respectivo jogo, um desafio acontece nesse templo. Um pouco antes, lembranças da infância de Samus são mostradas ao jogador e a experiência é inesquecível.

Metroid™ e todas as semelhanças e nomes relacionados são de direitos autorais © da Nintendo of America, Inc., e Nintendo Co., Ltd.

Direitos autorais © e Marcas Registradas ™ são propriedade de seus legítimos proprietários. Os membros não são filiados e/ou apoiados pela Nintendo ou qualquer uma de suas afiliadas.